You are currently viewing Autônomo x Pessoa Jurídica

Autônomo x Pessoa Jurídica

Você já se perguntou se é mais confiante ser autônomo ou abrir uma empresa e se tornar uma pessoa jurídica? Essa decisão depende de alguns fatores, como o tipo de atividade que você exerce e seu rendimento mensal. Aqui na ASSL Pimentel você conta com a nossa expertise para análise dos dois cenários e apresentação do cenário mais favorável.

Sabemos que alguns profissionais que prestam serviços ou vendem produtos podem trabalhar como autônomos sem necessariamente abrir uma empresa, mas é preciso avaliar se essa é realmente a forma ideal de atuação para cada caso. Na maioria das situações, ser autônomo pode te levar a pagar mais impostos do que se hospedaria como Pessoa Jurídica.

Uma das grandes vantagens de abrir um empreendimento como microempresa é uma opção pelo Simples Nacional.

Abaixo demonstramos algumas vantagens de abrir um CNPJ como microempresa:

Redução da carga tributária: redução de até 40% de acordo com a atividade da empresa;

Recolhimento de impostos unificado: com uma única guia é possível recolocar todos os impostos;

Redução das obrigações trabalhistas: como optantes do Simples nacional, estão dispensadas de recolocação o patronal do INSS;

Menos Burocracia: a pedida incide sobre a receita bruta sem necessidade de fazer registros de todas as atividades da empresa,

Facilidades para participar de licitações: podem participar de licitações mesmo com as obrigações em atraso e se o valor proposto para até 7% acima da concorrência ela vence a licitação.

Demonstramos no quadro abaixo a análise comparativa:

Deixe um comentário